Bem-vindo à Natural BR Feed

Cholmax

Conheça nossas soluções

Nós somos experts em em aditivos inovadores para melhoria da saúde e desempenho animal.
null

CHOLMAX é um aditivo nutricional fonte de colina esterificada e conjugada, na forma de fosfatidilcolina, destinado à alimentação animal em diferentes fases de produção.

Composição Básica: Compostos celulósicos naturais criteriosamente selecionados e processados a base das plantas medicinais Silybum marianum, Citrullus colocynthis, Andrographis paniculata, Ocimum sanctum e Azadirachta indica.

Níveis de Garantia do Produto: Fosfatidilcolina (Mínimo 20 g/kg).

Atuação: Fonte de Colina esterificada altamente biodisponível para uso em premixes minerais-vitamínicos ou diretamente em rações de uso na alimentação animal.

Dosagens:

Suínos: Bioequivalência de 5 a 6 vezes a indicação de inclusão cloreto de colina 60%.

Aves: Bioequivalência de 4 a 5 vezes a indicação de inclusão cloreto de colina 60%.

Ou de acordo com a matriz nutricional ou recomendação do Responsável Técnico.

Embalagem: Sacos de 25 kg.

Validade: 3 anos após a data de fabricação.

Informativo técnico:

CHOLMAX um produto natural composto da associação de cinco plantas medicinais (Silybum marianum, Citrullus colocynthis, Andrographis paniculata, Ocimum sanctum e Azadirachta indica). Sua aplicação se dá como fonte de colina através de compostos conjugados e esterificados de colina, como fosfatidilcolina (mais biodisponível) entre outros compostos. Desta forma, Cholmax é fonte de pronto uso de fosfatidilcolina.

A fosfatidilcolina é um composto usado na formação da parede da maioria das células do organismo. Além disso, participa em uma das reações mais importantes no organismo, a metilação, que tem ação direta na homeostase corporal, onde a colina herbal participa através da doação de grupo metil (CH3).

Cholmax ainda possui lecitinas em sua composição, que atua como emulsificante, favorecendo a formação de micelas e absorção de lipídeos pelo organismo. Por fim, o uso de Cholmax reduz a inclusão de cloro (cloreto de colina), o que favorece a manutenção do equilíbrio eletrolítico dos animais. Outras vantagens em se usar Cholmax é a melhoria na qualidade de mistura e estabilidade de premixes.

Por ser um produto natural, sua higroscópicidade é muito menor que o cloreto de colina, conferindo maior estabilidade das vitaminas em premixes, reduzindo perdas por oxidação e empedramento. Além de proporcionar uma fácil mistura e inclusão, ganhando espaço na fórmula decorrente da sua menor inclusão quando comparado a o cloreto de colina. Diferencialmente das colinas herbais presentes no mercado, Cholmax possui em sua composição uma maior concentração de fosfatidilcolina além de possuir fonte suplementar de biotina em sua composição, uma vitamina hidrossolúvel envolvida no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. Atuando desta forma, na saúde de cascos, pele, pelo, além da melhoria da qualidade dos ovos em aves.

Quando comparado ao cloreto de colina, a maior biodisponibilidade do Cholmax permite que sua dose de inclusão seja menor. Desta forma, 1kg de cloreto de colina 60% pode ser substituído por 200g de Cholmax, ou utilizando sua matriz nutricional.

Além disso, ao se utilizar o cloreto de colina, ocorre a metabolização, por enzimas bacterianas, no intestino dos animais, formando trimetilamina, um composto que pode ser tóxico e que pode ser absorvido e depositado no tecido adiposo ou gema dos ovos, provocando odor de peixe no produto final. Por isso a maior necessidade de utilização de cloreto de colina. A maior disponibilidade de fosfatidilcolina e os trabalhos de bioequivalência permitem uma utilização até menor de Cholmax, que irá depender da composição nutricional das dietas, do status produtivo do plantel e da espécie animal.

Outras vantagens do uso de Cholmax estão relacionadas ao metabolismo hepático, através da formação das lipoproteínas que exportam lipídeos aos tecidos. A colina herbal presente no Cholmax também participa da formação de acetilcolina, um potente neurotransmissor que atua na passagem do impulso nervoso dos neurônios para as células musculares.