Bem-vindo à Natural BR Feed

Dicosan

Conheça nossas soluções

Nós somos experts em em aditivos inovadores para melhoria da saúde e desempenho animal.
null

DICOSAN é um aditivo nutricional para dietas de suínos e aves, desenvolvido com ácidos graxos de cadeia média originados do coco. Possui em sua composição o ácido láurico, cáprico e caprílico, o que permite a modulação da microbiota intestinal. Atua no controle nos principais desafios presentes na produção animal como Clostridium, E.coli e Salmonella spp.

Características / Vantagens: DICOSAN possui em sua composição ácidos graxos de cadeia média que controlam principais agentes patogênicos entéricos, melhorando o desempenho dos animais. Seus benefícios sobre o desempenho animal, ocorrem devido a melhoria saúde intestinal. Pode ser utilizado como substituto dos promotores de crescimento.

Dosagem:

Suínos:  1,5 Kg nas dietas Pré-mater e Pré-inicial 1.

               1,0 Kg nas dietas Pré-inicial 2, Inicias, Crescimento e terminação

              0,5 Kg nas dietas gestação e lactação

Aves:  1,5 Kg na dieta inicial

            0,5 a 1 Kg na dieta crescimento

            0,5 Kg na dieta final

Adicionar de 0,5 a 3,0 kg / tonelada de ração ou de acordo com o responsável técnico.

Composição química do produto: Sais de sódio de ácidos graxos de coco e BHT.

Embalagem: Sacos de 25 kg.

Validade: 15 meses após a data de fabricação.

Informativo técnico:

O DICOSAN é uma associação de destilados de ácidos graxos do coco cujas funções incluem a ação antimicrobiana e modulação da microbiota intestinal, proporcionando melhor desempenho dos animais. O óleo de coco é composto por ácidos graxos saturados destacando-se em maior concentração o ácido láurico (48,4%), seguido pelo ácido mirístico (18,6%), ácido caprílico (6,2%) e ácido cáprico (5,8%).

Os ácidos graxos de cadeia média possuem propriedades antibacterianas, tendo ação contra bactérias Gram positivas e Gram negativas. Sua atuação contra bactérias Gram positivas ocorre através da desestabilização da bicamada lipídica, pois os monoglicerídeos formam micelas na parede celular, promovendo a fragilidade e ruptura desta estrutura. Além disso, a ação sobre as bactérias Gram negativas pode seguir uma via hidrofílica, onde a maior parte dos ácidos graxos não estão dissociados, permitindo que os monoglicerídeos penetrem mais facilmente na célula bacteriana. Na segunda via lipofílica uma menor parte dos ácidos não dissociados pode passar pelos poros da membrana celular. Estas duas vias causam desestabilização da membrana, dano no RNA, redução do pH e esgotamento energético, reduzindo as bactérias patogênicas

Atualmente a suinocultura têm vivenciado grandes desafios de torção intestinal causadas por Clostridium spp. nas fases de recria e terminação, e desafios de diarreia causados por E.coli e Salmonella spp, nas fases iniciais de creche. O DICOSAN tem apresentado excelentes resultados no controle destes agentes nas fases de criação dos suínos

Em aves o Dicosan atua na melhoria da digestibilidade e absorção de nutrientes pela redução da camada de muco do epitélio intestinal, decorrente do menor desafio pelas bactérias patogênicas, resultando em uma melhor qualidade de excretas. Além de ser muito efetivo no controle de Salmonella spp. em aves.

DICOSAN é a ferramenta ideal para auxílio no controle de patógenos de importância zootécnica para aves e suínos, atuando de forma efetiva no controle de baterias patogênicas.