Bem-vindo à Natural BR Feed

Ácido butírico na dieta de porcas, um grande aliado no desempenho de maternidade

Artigos Técnicos

Ácido butírico na dieta de porcas, um grande aliado no desempenho de maternidade

O desempenho reprodutivo das porcas e o desempenho dos leitões recém-nascidos são fundamentais para a lucratividade na suinocultura, esse desempenho está diretamente relacionado ao número de terminados por porca ano e do peso final dos terminados.
Do peso dos leitões ao nascimento, três quartos do peso fetal são ganhos no último trimestre da gestação, durante o qual é necessária energia e aminoácidos suficientes para atender às necessidades nutricionais das porcas e do crescimento dos leitões. Durante a lactação, as porcas mobilizarão parte da gordura corporal e a proteína para atender às necessidades nutricionais da amamentação, resultando em perda de peso. Entretanto, as porcas com ingestão inadequada de nutrientes durante a lactação podem apresentar perda excessiva de peso, levando a um aumento do intervalo de desmame para estro ou perda de estro, perda do número de leitões nascidos no parto subsequente e redução da vida produtiva.
Diversos ácidos graxos atuam como fonte de energia e têm vários papéis exclusivos, como fonte de energia para enterócitos, regulação metabólica, atividade antibacteriana e efeitos anti-inflamatórios (Liu, 2016). Vários estudos relataram que a adição de ácidos graxos de cadeia curta e média às rações diárias de alimentos para porcas durante o final da gestação e/ou lactação pode reduzir a perda de peso corporal durante a lactação, encurtar o intervalo entre desmame e estro e aumentar o teor de gordura do leite, levando a melhor peso dos leitões ao nascimento e peso de desmame.
O ácido butírico é um ácido graxo de cadeia curta, geralmente utilizado na forma de sal de sódio ou de cálcio, ou seja, butirato de sódio e butirato de cálcio. A utilização deste ácido orgânico nas dietas de pré-lactação e gestação, podem melhorar significativamente o desempenho de crescimento dos leitões.

    Fale com a gente


    captcha